Parque Burle Marx

administrado pela Fundação Aron Birmann

BirdWatching

Observação de Aves


             A observação de aves é uma atividade recreacional que visa observar as aves em seu habitat natural sem interferir no seu comportamento ou ambiente. As aves são fundamentais para a polinização das flores, dispersão de sementes e controle de pragas, além de servir como indicador quão saudável está o ambiente.

             Em São Paulo, a maior cidade da América do Sul, residem mais de 11 milhões de habitantes num território de 1530 quilômetros quadrados. Tão grandiosa quanto os  números apresentados pela metrópole é a diversidade de aves que dividem esse território com a população, muitas vezes sem serem notadas. São 372 espécies diferentes catalogadas na cidade pela Divisão de Fauna Silvestre da SVMA - PMSP. O Parque Burle Marx apresenta uma rica biodiversidade com ambientes de mata, bosque, gramado e lagos, onde vivem mais de 90 espécies de animais, sendo a grande maioria avifauna.

             Aqui no parque, apoiamos esta atividade, onde entendemos que a mesma contribui para o fomento da educação ambiental, para o conhecimento sobre as aves e nossa biodiversidade, e, na conservação de nossos ecossistemas. Venha observar as aves do parque e passarinhar um pouco em meio as florestas burle marx, você irá se encantar com a beleza e a diversidade de nossa ave-fauna.     

Fonte: SVMA - PMSP e WIKI AVES  


DICAS PARA A OBSERVAÇÃO DE AVES

  1. Olhe à sua volta
  2. Respeite a distância de conforto do animal
  3. Tente se camuflar no ambiente
  4. O binóculo ajuda na observação
  5. Guias de aves ajudam na identificação
  6. Ande devagar e fique em silêncio
  7. Cuidado onde pisa

            As aves estão em todos os lugares, mas é preciso tempo para observá-las. É importante deixar claro para as aves que você não representa uma ameaça, por isso construa uma relação de confiança com o animal para se aproximar. Cores chamativas denunciam a sua presença, por isso utilize cores discretas que se camuflem com o lugar onde você se encontra. O binóculo permite ver detalhes que seriam impossíveis de observar a olho nu, enquanto um guia de identificação de aves pode ajudar muito na identificação dos animais durante o passeio. Aves não gostam de barulho, por isso ande devagar e fique em silêncio. Apesar de ser importante olhar para a copa das árvores ao observar aves, é importante ter cuidado onde pisa, pois além de fazer barulho e assustar os animais, também há o risco de se machucar ao pisar em buracos ou até mesmo em cobras.

Fonte: VIAJE AQUI


BURLE AVES

A Burle Aves foi criada com o objetivo de difundir o conhecimento sobre as aves encontradas em nossas florestas e compartilhar as imagens captadas pelos birdwatchers que frequentam, ou apenas visitaram, o parque Burle Marx.

Esta galeria de fotos é direcionada especialmente as aves do parque sobre um olhar único de cada birdwatcher. Mande suas fotos da ave avistada, com seus devidos créditos, que publicaremos aqui na seção BURLE AVES.