Projeto Descobrindo o Parque

Nas primeiras semanas de dezembro, demos início ao projeto “Descobrindo o Parque”, o qual possui o objetivo de aproximar o Parque Burle Marx das comunidades vizinhas do seu entorno imediato de modo a estimular sua visitação, a realização de atividades esportivas, recreativas e de convívio social. Sabe-se que muitos moradores muitas vezes desconhecem o parque, outros nunca haviam o visitado por conta de dificuldades de deslocamento ou mesmo frequentado outras áreas verdes presentes na região. Sendo assim, o presente projeto surge com o intuito de facilitar essa ponte entre as pessoas e o parque, viabilizando seu acesso por meio da disponibilização de vans que as trouxessem semanalmente para visitá-lo.

Atualmente, o projeto se encontra em sua primeira fase, a qual trazemos crianças moradoras do Jardim Colombo às terças e quintas-feiras, das 9:00 às 11:00 contando com pequenas trilhas pelo bosque, visita à horta comunitária, brincadeiras e lanche. Na segunda fase, a proposta é incluir a vinda de idosos para realizarem as aulas gratuitas já oferecidas de Tai Chi Chuan e alongamento. Por fim, a terceira e última fase se consiste na ampliação do programa a jovens e adultos, contemplando assim todas as faixas etárias.

Acreditamos que além de promover a democratização do espaço público e a descoberta de novos equipamentos de lazer pela comunidade local, o projeto possibilita uma maior aproximação dos usuários com a fauna e flora nativa da Mata Atlântica, ampliando sua consciência ambiental e estimulando a preservação dos espaços verdes públicos de São Paulo.

ProjetoMarcelo Faria